ÒRÚNMÌLÀ

 

 Òrúnmìlà é a deidade de todo o conhecimento existente neste mundo, a soma de toda sabedoria divina. É o grande sábio do universo. É o único que possui todo conhecimento do Orun (céu) e Aiye (terra), pois possui permissão de Olodumaré (Deus) para viver em ambos os mundos e, assim sendo, é o conhecedor de todos os destinos.

     Conta uma Itan (história) que quando Olodumaré estava criando o universo, pediu à todas as deidades que fechassem os olhos, porém Òrunmìlá levou as mãos aos olhos mas não os fechou, Olodumaré vendo este ato o denominou Eleri Ipin (testemunho da criação), conhecedor do passado, futuro e presente. E é por isso que grandes passos em nossas vidas necessitam de testemunhas.

     Òrúnmìlà é detentor de todo conhecimento ancestral e quem melhor pode nos orientar em nossa passagem na terra, para evoluírmos em todas as partes de nossa vida, sendo elas espirituais, amorosas, afetivas, profissionais, etc.  através de seu oráculo chamado ifá.

     O culto à Ifá esta baseado em 2 grandes pilares: 

  • Culto às Forças das Natureza lhe dando o devido respeito;

  • Culto ao Iwa Pele, O Bom Caráter. Desta forma, fazendo com que nós, seus filhos, possamos estar em perfeito alinhamento espiritual, atingindo todo o potencial na vida, através dos Odus (destinos).

"Ifá é a linguagem esotérica de Olódùmarè. O ser supremo entre os Yorubas. É a mensagem divina do Criador"

©2009 por Templo Ègbé Ifá Ire Gbogbo